terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de Junho dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente!


Veja algumas mobilizações que acontecerão pelo mundo: 


http://cupuladospovos.org.br/2012/06/o-dia-mundial-do-meio-ambiente-pelo-mundo-confira-o-que-vai-rolar-em-outros-paises/

Semana Do Meio Ambiente 2012


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Livro virtual - Atitude Coletiva

O quadrinho a seguir, produzido pela aluna Hérica Fonseca, narra a história de um grupo de amigos que uniu forças para lutar pela preservação do meio ambiente.







http://issuu.com/escolamatosofilho/docs/atidude_coletiva#print


In: http://issuu.com

Criação de história em quadrinhos





































segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sábado Letivo sobre Meio Ambiente

Na E. E. M. Manuel Matoso Filho, no dia de 04 de junho de 2011, aconteceu o Sábado Letivo tendo como tema principal O Meio Ambiente.
Durante o evento ocorreu: Palestra sobre “Metareciclagem” com alunos do PAD - Russas e uma gincana com as seguintes atividades: Apresentação de cartuns preparados durante a semana; Desfile de roupas recicladas; Paródias;
Game com perguntas relacionadas ao tema meio ambiente.


A Escola agradece a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram de maneira valorosa para a realização deste Sábado Letivo. Atividades deste tipo proporcionam aos alunos uma oportunidade de desenvolver a Criatividade e o senso de Cidadania.

O Evento teve a cobertura do site TV Russas:
http://www.tvrussas.com.br/index.php?sec=verNoticia&t=Sabado-Letivo-promove-atividades-extras-nas-escolas-do-Ensino-Medio-de-Russas&idNot=725

Confira algumas fotos: